Espreita o BLOG DA NOSSA ESCOLA

O Principezinho parte I

Principezinho parte II

O Principezinho parte III

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009



A Preparação do nosso Carnaval


Um desfile de Carnaval vale pelo seu processo de preparação e construção. Sair à rua mascarado poderá ser muito engraçado, mas deverá ser pedagogicamente rentabilizado. Foi o que todas as turmas fizeram e foi com este espírito que a Turma D, dos 2º, 3º e 4º anos, se envolveu neste trabalho, que se iniciou no mês de Janeiro e terminou com o desfile, no dia 20 de Fevereiro de 2009.
Desde a discussão do tema; ao estabelecimento de relações com os conteúdos estudados; da execução de trajos e adereços utilizando todo o tipo de técnicas à utilização de recursos diversificados de forma natural e integrada, tudo aconteceu na Turma D.
Aproveitando os conteúdos estudados do Estudo do Meio, mais precisamente, a História de Portugal, os professores e alunos decidiram adoptar como base do seu imaginário de Carnaval a “Viagem de D. Teresa ao Reino de Castela”, no qual foi escoltada por soldados da Ordem dos Templários.



Dos lençóis brancos que trouxeram de casa cortaram nove túnicas, para os soldados e, com auxílio de compassos, réguas e esquadros desenharam a cruz dos Templários, que pintaram de vermelho.
Com uns cartões grossos desenharam, cortaram e pintaram os seus escudos, onde desenharam o Brasão da sua Freguesia, ficando a conhecer melhor os elementos que o compõem.
Com alguns restos de madeira da carpintaria Rabeca de S. Miguel do Rio Torto desenharam, colaram e pintaram as espadas que utilizaram no desfile. Com alguns baldes de plástico cedidos pelas pastelarias Tágide e Rossiense rasgaram, cortaram, colaram e enfeitaram capacetes para os soldados.


A rainha e as princesas, embora tivessem trazido os vestidos de casa, também construíram as suas coroas, cortando e colando papel autocolante dourado.
Tudo foi estudado e efectuado entre as aulas de Expressão Plástica e Dramática e as aulas do Enriquecimento Curricular, com a ajuda dos professores Américo e Luísa.
Os alunos cooperaram uns com os outros facilitando a aprendizagem colectiva.
O produto final produziu os seus efeitos, ajudando a colorir as ruas do Rossio e a dando largas à imaginação das crianças, que se envolveram de alma e coração no grande Desfile de Carnaval da Escola de Rossio ao Sul do Tejo.
Mais não fosse, os seus sorrisos serviram de prova de mais uma actividade bem conseguida e ajustada.
Em frente Turma D, o sucesso aguarda-vos!


1 comentário:

Anónimo disse...

Com esforço, trabalho, dedicação e pensamento positivo… o resultado final só poderia ser…SUCESSO! Parabéns turma D!