Espreita o BLOG DA NOSSA ESCOLA

O Principezinho parte I

Principezinho parte II

O Principezinho parte III

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Alunos da "Turma D" em Mafra

Para terminarem o ano lectivo e a exemplo do ano anterior os alunos da Turma D integraram o grupo de alunos da Escola de Rossio ao Sul do Tejo que, nos dias 7 e 8 de Junho viveu uma feliz e emocionante aventura, na região de Mafra.
A exemplo do ano lectivo anterior os alunos finalistas escolheram o destino e os professores organizaram a viagem, que teve o apoio da Associação de Pais e Encarregados de Educação do Centro Escolar de Rossio ao Sul do Tejo.
O chefe Paulo Moreira, da Equipa Nacional dos Escuteiros e que vive em Mafra estabeleceu os contactos com as escolas locais e conseguiu reservar uma “suite” na Escola Preparatória de Mafra, o seu pavilhão gimnodesportivo e um “restaurante” na Escola Secundária José Saramago, o seu refeitório. Os alunos do quarto ano puderam observar, a dinâmica própria de escolas idênticas às que encontrarão num futuro próximo.
Com o local do acantonamento e as refeições asseguradas, só tiveram que alugar formalmente um autocarro, para que não acontecesse o mesmo do ano passado e a aventura estava em curso.
No autocarro, que tinha dois andares, a Turma D teve direito ao piso inferior onde só cabia uma turma e o motorista de serviço.
A viagem decorreu na normalidade, com o Senhor Francisco, a manter a atenção devida aos seus pequenos passageiros. Embora se notasse que já estava “farto” dos ritmos da música de Hannah Montana, cem mil vezes repetida, as crianças pediam e era isso que ouviam.
O primeiro contratempo surgiu com a meteorologia a prever chuva para o segundo dia, o que levou à alteração da planificação da viagem trocando-se a ida à praia para o primeiro dia, depois de visitarem a Olaria de José Franco, na aldeia do Sobreiro.
Já na praia do Matadouro na Ericeira alguns tiveram direito a molhar os pés, enquanto os alunos da Turma D mergulharam, nadaram e brincaram numa praia de águas baixas e tranquilas. O difícil foi secar as roupas molhadas, pois os fatos de banho foram poupados por se encontrarem no fundo do porta-bagagem do autocarro, arrumados nas mochilas grandes.
Depois do jantar os alunos das turmas finalistas, A e B ainda arrastaram os pés doridos das caminhadas do dia, até ao centro de Mafra.
A noite foi bem dormida, por quem conseguiu, porque o dia seguinte prometia mais actividade e andanças.
De manhã levantaram-se e arrumaram tudo rapidamente para não atrapalharem o normal funcionamento das aulas e seguiram para o Convento de Mafra, onde apenas puderam visitar o seu encantador jardim e ver o Palácio por fora pois era dia de descanso do pessoal.
Da parte da tarde visitaram a conhecida Tapada de Mafra, onde o rei D. Carlos caçava e descansava, com a família real.
Os javalis vieram cheirar o chão que os alunos pisavam confundindo aqueles que sabem que estes animais são selvagens e pouco sociáveis.
O regresso da caminhada na tapada de Mafra foi efectuado num comboio turístico, para gáudio de todos os participantes, que dali partiram para o Carregado, onde lancharam no Mac Donald's, do Centro Comercial Campera. À chegada ao Rossio ao Sul do Tejo esperava-os um grande grupo de familiares e, também, uma grande "carga de água", que os transformou em “pintos”.
Viagem molhada é viagem abençoada!

Sem comentários: